Tome o lixo e me dê o hospital: Vereadora pede transferência dos serviços da Unacon para Guanambi

A vereadora de Guanambi Ana Paula Costa, entrou na luta para transferir a sede da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que está localizada em Caetité, para a vizinha cidade de Guanambi. 

A edil fez o pedido ao prefeito Nal Azevedo, para que o mesmo entre na luta, e justificou, citando as muitas estruturas regionais de saúde existentes em Guanambi. 

“Estamos vendo o conflito da Prefeitura de Caetité com a Unacom, como enfermeira e política que sou, me sinto aqui na necessidade de pedir o seu empenho junto ao Governo do Estado e quem mais precisar, a transferência da Unacom para Guanambi. Temos um complexo de saúde que dará todo suporte para este hospital, e não terá nenhum prejuízo para os pacientes de outras cidades”, afirmou a parlamentar, durante a assinatura da ordem de serviço, para as obras da sede própria do Hospital municipal de Guanambi, realizado na tarde desta terça (12). 

A vereadora afirmou ainda que em Guanambi existe uma estrutura ociosa, que é o hospital Eremita Cardoso, localizado no Bairro Vomitamel, cujo proprietário afirmou que doaria o prédio para que seja instalada uma estrutura para o tratamento do câncer. 

A Fundação Terra Mãe alega uma dívida milionária da prefeitura de Caetité, que segundo a instituição, deixou de receber do poder público, conforme acordado em convênio assinado pelas partes, inclusive apresentado documentos que provam a falta de repasse. A prefeitura nega, e diz ter saldo junto a fundação. 

Mesmo com as relações cortadas a Fundação Terra Mãe, manteve os serviços, obtendo análise de produção de 100% da SESAB. 

A briga deve parar na justiça, visto que o atual prefeito da Caetité sancionou lei dando a Fundação Terra Mãe termo de sessão de uso de 10 anos do prédio do hospital municipal.

Recentemente Caetité autorizou implatanção de aterro sanitário que irá receber todo o lixo da cidade de Guanambi, dando a entender que a frase: " Tome o lixo e me dê o Hospital" pode ser usada para o caso.

Meses atrás, o portal Achei Sudoeste parceiro do Radar 030, denunciou que existia a possibilidade da Unacon ir para Guanambi, o que engrossa ainda mais a inoperância, perseguição  e a falta de articulação politica do prefeito Valtéco Aguiar.