Prefeitura de Caetité solicita prédio onde funciona Unacon e futuro da unidade torna-se uma incerteza para região

A cidade de Caetité e toda região foram pegos de surpresa com a publicação do Decreto N:47, (Veja o decreto aqui) emitido pelo Prefeito Valtécio Aguiar, solicitando no prazo de 30 dias o prédio onde funciona atualmente  a Unacon,  Unidade para tratamento de câncer que atende pacientes de 48 cidades da região.

Com o decreto, Valtécio dá mais um passo na quebra de braço com a Fundação Terra Mãe. A relação entre as duas entidades ficou abalada após a FTM, alegar uma divida milionária da prefeitura de Caetité, que segundo a instituição deixou de receber do poder público, conforme acordado em convênio assinado pelas partes. A prefeitura nega, e diz ter saldo junto a fundação. Mesmo com as relações cortadas a Fundação Terra Mãe, manteve os serviços, obtendo analise de produção de 100% da SESAB. 

No decreto a prefeitura alega que deve  garantir a regular e contínua prestação dos serviços públicos de saúde, bem como de avaliar e controlar a execução de convênios e contratos celebrados pelo Município com entidades privadas prestadoras de tais serviços, na forma do artigo 308, XIV da Lei Orgânica do Município;

Analistas ouvidos pelo Radar 030, afirmaram que o posicionamento da prefeitura, parece mais uma manobra para tirar a FTM do comando da Unacon e que nos próximos meses o poder público poderá apresentar uma nova empresa para tomar conta dos serviços e tenha alinhamento direto com a gestão.

Outra fonte ouvida  por nossa reportagem também informou que a medida pode parar na justiça, uma vez que o próprio prefeito Valtécio Aguiar sancionou lei dando a Fundação Terra Mãe termo de sessão de uso de 10 anos do prédio do hospital municipal.

A prefeitura disse em nota que os serviços serão mantidos, mas a noticia da petição da unidade trouxe insegurança a toda comunidade regional  que depende dos serviços da Unacon.

O site Radar 030, continua acompanhando o caso de perto e aguarda os próximos desfechos dessa história que envolve a saúde de centenas de pessoas.