Governador Rui Costa decreta suspensão de atividades não essenciais em cidades da região de Caetité e Guanambi

Governador Rui Costa divulgou medida em seu Twitter oficial. 

O governador Rui Costa divulgou em seu Twitter oficial, na noite desta quinta-feira(04/03),  que decretará a suspensão das atividades não essenciais a partir desta sexta-feira (05/02), nas cidades de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

A medida nestas cidades terá validade até 5h da quarta-feira, (10/03). Em paralelo, o governador ainda divulgou que abrirá mais 10 leitos de UTI para pacientes com Covid19 no Hospital de Caetité, ou seja a Unacon.

A medida do governador foi necessária após o sistema de saúde atingir lotações máxima em leitos de UTI,s em Guanambi e Vitória da Conquista para atendimento de pacientes com Covid-19.

Apesar do decreto do Governador, os prefeitos podem optar se vão seguir as regras  impostas pelo governo do estado. Um súmula do STF garante que prefeitos tenha a opção de não aderir as normas. Em Caetité, o prefeito Valtécio Aguiar informou antes do decreto do governador, que iria manter o comércio aberto na próxima semana. Até o fechamento desta reportagem o poder público não havia divulgado se iria acompanhar o decreto de Rui Costa.

Já em Guanambi,  o prefeito Nilo Coelho já vinha aplicando a suspensão dos serviços não essenciais após a cidade atingir 100% de lotação  dos leitos dedicados a pacientes com coronavírus.