´Área obstétrica em Caetité vive novo cenário. Nossas crianças estão nascendo aqui´ Afirma diretor de Fundação Hospitalar.

Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira(12/08), no Cine Teatro da Casa Anísio Teixeira, a secretária de Saúde Cynthia Lopes e o diretor da Fundação Hospitalar Senhora Santana, Antônio Gomes, afirmaram que Caetité vive um novo tempo na área de obstetrícia.

Perguntado pela Reportagem do Radar 030, sobre os partos e procedimentos obstétricos realizados na cidade, Antônio Gomes, informou que a parceria entre prefeitura e Fundação Hospitalar firmada ainda na gestão do ex-prefeito José Barreira, permitiu um cenário totalmente diferente na área. Hoje o serviço  é oferecido sete dias por semana, trazendo tranquilidade no parto das gestantes.

"Não mais os filhos de Caetité nascem em Guanambi".  Declarou Antônio.

Em sua explanação, ele ainda aclarou que apenas em casos extremos e de urgência as gestantes são transferidas para outras unidades de saúde. Os números de procedimentos na área mais que triplicaram durante esses anos.

Cynthia Lopes, disse que Caetité conta com as unidades de saúde básica, casa da gestante, acesso fácil ao serviço de acompanhamento da gestação o que colabora diretamente para um gestação com saúde para mãe e bebê e quando o caso é grave e diagnosticado com antecedência as gestantes são encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi ou a um Hospital especializado em Vitória da Conquista. 

"Em quase sua totalidade, os partos são feitos em Caetité em parceria com a Fundação Hospitalar. Apenas casos especiais são levados para outras unidade de saúde" Falou Cynthia.

Sete profissionais entre médicos de plantão ou de  sobre aviso, atendem a população da cidade em casos obstétricos na Fundação Hospitalar Senhora Santana.