Caetité: Cirurgias de apêndice estão sendo reguladas pelo sistema do estado e realizadas em outras cidades.

Em Caetité, pacientes ficam até 05 dias esperando por procedimento considerado de urgência. 

Um procedimento cirúrgico relativamente simples e que deve ser feito com urgência nos pacientes, a retirada da apêndice, ou seja pendicectomia, não estão sendo feito em Caetité. Quem vem sofrer do mal no território da cidade e que depende da rede SUS,  tem que esperar pela liberação de regulagem de vagas em hospitais da Bahia.

A apendicite é tratada, de forma geral, por meio de uma remoção cirúrgica de emergência, o que não vem sendo ofertado em Caetité. Relatos colhidos pelo Radar 030, indicam que pacientes aguardam mais de 04 dias para realizarem o procedimento  em outras cidades. A falta de convênio, entre prefeitura e médicos locais, suspenderam as cirurgias que são consideradas de urgência.  O serviço era oferecido em Caetité sem qualquer tipo de regulação e deixou de existir com a gestão do Prefeito Valtécio Aguiar. 

Quando o apêndice fica inflamado, ele pode causar dor abdominal severa, além de se encher de pus, em uma condição chamada de apendicite ou de apendicite aguda.

A doença, de forma geral, causa uma dor forte e aguda no lado direito do abdômen, geralmente na altura do umbigo.

Perigo ao paciente

Se o apêndice se encher de pus e estourar dentro da cavidade abdominal do paciente, o indivíduo pode acabar com uma septicemia, seguida de uma infecção generalizada, que pode levar até ao óbito.

Quais são as causas da Apendicite?

A apendicite possui causas diversas, sendo que a mais comum é a entrada de um pouco de bolo fecal, ou seja, de fezes, dentro do apêndice, causando a irritação e a inflamação do órgão.

Uma infecção gastrointestinal que faz com que uma bactéria invasora entre no apêndice também pode causar a apendicite.