Caos: Proporcionalmente, Caetité tem 03 vezes mais casos ativos de Covid-19 em comparação com a capital do estado Salvador. Veja porque.

Cidade vive pior momento da pandemia do coronavírus. 

Os números de casos ativos em Caetité chegaram a um patamar preocupante nesta terça-feira(06/04).  Foram  97 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Com isso, Caetité tem no momento 298 casos ativos.

O Radar 030 fez um levantamento e uma comparação em proporcionalidade dos dados entre Caetité e Salvador. No calculo simples, pegamos os números de casos ativos, multiplicamos por 100 e dividimos pelo total da população de cada cidade. Com isso chegamos ao percentual da população que está contaminada  com o vírus. Vejamos os números.

Se levamos em conta a população da capital do estado da Bahia que é de 2.866.000 de habitantes, com os 5942 ativos com Covid-19, em uma regra simples de três, chegamos ao  percentual de 0,20 da população de Salvador com o vírus ativo.

Já em Caetité, temos 51 mil habitantes, 298 casos ativos. Na regra simples de trê,s chegamos a um percentual de 0,58 da população de cidade com o virus ativo. 

Ou seja, um diferença de quase 300% em relação a Salvador. Os números indicam que o contágio pela Covid-19 em Caetité está sem controle chegando ao caos de risco biológico. 

As medidas aplicadas pelo poder público são alvo de criticas. Para boa parte da população, falta fiscalização nas ruas, no mercado municipal, nas filas de bancos e na  zona rural. Outro ponto de queixa, é a atuação isolada da Secretária de Saúde do município, que pouco tem falado com a  população.

Caetité também ultrapassou nesta terça-feira(06/04) outro triste dado. A cidade já tem mais casos ativos do que Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia que tem hoje 271 pessoas  ativas com Covid-19.

Um  médico ouvido pelo Radar 030, afirmou que se o município não tomar medidas urgentes de controle, poderemos vê cenas tristes  nos próximos 15 dias. 

"Caetité infelizmente hoje vive uma situação critica. Muito triste diante da pandemia. Medidas urgentes precisam ser tomadas" Disse o médico.

Os números usados nesta reportagem foram retirados dos portais oficiais das cidades citadas.