Após negar vacina da Covid-19 a paciente com câncer grave, prefeitura de Caetité é obrigada pela justiça a realizar procedimento

Após negar vacina, Juiz decidiu que município de Caetité deve vacina paciente com câncer grave. 

Uma paciente de Caetité diagnosticada com um câncer de pâncreas, alegou que o município de Caetité e a secretaria de Saúde da cidade negaram o direito da mesma de vacinar contra a Covid-19, mesmo estando dentro do indicativos para a vacinação. 

A paciente afirma que desde a semana passada, no intervalo das aplicações que vem se submetendo em decorrência do tratamento, veio rapidamente de São Paulo a Caetité, tendo como uma das finalidades tomar a primeira dose da vacina para COVID-19 do tipo CORONAVAC, fabricada a partir de vírus inativado e, assim, recomendado para pacientes acometidos de CA. A paciente que também é enfermeira concursada do Estado, está atualmente de licença para tratamento da grave enfermidade.

A mulher, mesmo tendo todos os parâmetros para ser vacinada não obteve consentimento da secretária. Numa segunda tentativa mandaram aguardar e mesmo assim a  véspera da sua viagem para São Paulo, onde se submeterá a uma nova fase de quimioterapia, não obteve  uma posição sobre o problema, deixando a mulher numa situação de angústia e diante de um serviço público mal prestado. A paciente  ainda afirmou que a prefeitura, vacinou-se médico doente que já largou a profissão, vacinou-se ex funcionárias da UPA, vacinou-se mães de enfermeiras, também enfermeiras, aposentadas há muito tempo, além de funcionários de clinicas de estéticas e por aí vai.

Diante de toda a falta de atendimento, a mulher acionou a justiça. O Juiz da Vara Cível da Comarca de Caetité Dr. José Eduardo das Neves Brito em análise do pedido da paciente decidiu emitir tutela de urgência pretendida, determinando à  imediata imunização da paciente em sua residência com a vacina Coronavac até o dia 12/02.  

Se a ordem não fosse cumprida a prefeitura poderia ser multada em R$100.000,00 (cem mil reais), e o valor de R$20.000,00 (vinte mil reais), a ser suportado pela Secretária de Saúde.

A vacinação contra a Covid-19 em Caetité é alvo de várias criticas por falta de organização e de suspeita de fura fila no processo de imunização. O MPF abriu processo para investigar possíveis irregularidades em cidade como Caetité.