Acusado de chefiar tráfico de drogas em Guanambi, Delton é colocado em liberdade pela Justiça

Uma decisão judicial, publicada no Diário da Justiça do Estado da Bahia na última segunda-feira (17), colocou em liberdade Aldo Berto Castro, o Delton.

Preso desde 2015, ele é acusado de chefiar uma quadrilha de tráfico de drogas e de participação em pelo menos 50 homicídios em Guanambi. Ele estava preso no presídio de segurança máxima de Serrinha, Bahia.

A decisão da juíza Adriana Silveira Bastos, da 1º Vara Criminal de Guanambi, foi relativa a suposta participação do Delton no homicídio de César de Azevedo Santos, ocorrido no dia 30 de setembro de 2017.

Segundo a decisão, não ficou comprovada a participação do então acusado como mandante do crime. A defesa alegou que Delton já encontrava-se custodiado e a juíza entendeu que não houve consistência comprobatória de sua participação no referido homicídio.

“…expeça-se o alvará de soltura de ALDO BERTO DE CASTRO, no BNMP2, que deverá ser cumprido somente se não estiver preso por outros motivos. Intimem-se pessoalmente os acusados. Notifique-se o representante do Ministério Público, bem como o defensor dos acusados. Certificada a preclusão, encaminhem-se os autos à Juíza Presidente do Tribunal do Júri. Publique-se. Registre-se. Intimem-se. Cumpra-se. Guanambi(BA), 13 de fevereiro de 2020. ADRIANA SILVEIRA BASTOS Juíza de Direito”, diz trecho da decisão.

Segundo apurado pela Agência Sertão, parceiro do Radar 030, não foi informado ao sistema penitenciário que Delton respondia por outros crimes e ele acabou sendo solto nesta terça-feira (18).

A soltura de Delton acontece menos de um mês depois da prisão de Fabiano Almeida dos Santos, o Baú, ocorrida no dia 25 de janeiro, no Estado do Ceará. A polícia os considera rivais na disputa por pontos de tráfico na cidade de Guanambi.

Fonte: Agência Sertão