Em meio a denúncias de fraudes no transporte escolar, prefeito de Caetité lança vídeo exaltando a honestidade

Valtécio Aguiar  está a frente do governo de Caetité a um ano e seis meses. 

A denuncia levantada pelo vereador Jorge Ladeia e pelos advogados Dr. Eder David e Jaquele Fraga, colocaram em duvida a honestidade tão amplamente divulgada pela gestão do prefeito Valtécio Aguiar, que na opinião de interlocutores vive o pior momento politico desde que assumiu a cadeira de prefeito de Caetité.

Na denuncia,são expostos os indícios da criação de um esquema fraudulento no transporte escolar, para favorecer parentes, amigos e pessoas próximas ao prefeito. No levantamento são apresentados documentos que podem comprovar a confecção montada de processo licitatório, com indicação de pessoas escolhidas a dedo. Os dados também apontam as supostas criações de empresas de fachadas através de laranjas e super faturamento de valores de linhas, bem como veículos fantasmas no transporte escolar de Caetité que estão diretamente  vinculados a recursos do Fundeb.

Diante a denuncia, a  Câmara de Vereadores abriu uma CPI (Comissão Parlamentar de Investigação), para apurar a situação. O prefeito foi notificado via ofício e terá 15 dias para apresentar sua defesa, bem como os documentos solicitados pela comissão, que formada pelos edis Alvaro Montenegro, Leonardo Monteiro e Jorge Ladeia. 

A referida peça de denúncia foi enviada ao MPF (Ministério Público Federal), em Guanambi e segue sobre análise no órgão, que poderá notificar o município.

Em contra partida, o prefeito Valtécio Aguiar, vem tentando diminuir os efeitos do escândalo  sobre seu governo. Na segunda-feira(27/06), o prefeito lançou em  sua redes sociais um vídeo que exalta a honestidade (Veja aqui). Nas imagens, Valtécio aparece narrando sua trajetória e reafirma sua honestidade junto a população. 

"O trabalho, a honestidade e transparência que implementei na política de Caetité tem incomodado muita gente, porém, ao mesmo tempo, vem trazendo grandes e bons frutos."

Informações dão conta que o prefeito deve se pronunciar sobre o caso em emissora de rádio local, em entrevista ao jornalista Mauri Oliveira. Na mesma segunda-feira, Valtécio gravou vídeo onde mostra a notificação enviada pela Câmara de Vereadores. 

Com semblante aparentemente abatido, o chefe do executivo afirmou que irá encaminhar todos os documentos necessários e responder os questionamentos dos vereadores. Se comprovada a denúncia, Valtécio pode ser indiciado pelos crimes de tráfico de influência, formação de quadrilha, improbidade administrativa e fraude em licitação pública.