Bezerro nasce com duas cabeças na zona rural de Caetité. Anomalia é rara, mas pode acontecer.

Bezerro nasceu com duas cabeças. (Foto: Radar 030)

Um bezerro nasceu com duas cabeças na zona rural de Caetité, na fazenda Cacimbas. O fato ocorreu na segunda-feira(07/12). Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível vê o animal com as duas cabeças perfeitamente formadas. O bezerro não resistiu a anomalia e morreu.

Conforme apurado pelo Radar 030, uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 2009, a dicefalia bovina é uma anomalia de ocorrência baixa e que pode afetar qualquer rebanho por ser um fator genético associado a genes recessivos, ou seja, transmitido apenas na ausência de um gene dominante.  Segundo os especialistas, essa mudança pode ocorrer de maneira completa, com duas cabeças ou medula espinhal, ou incompleta.

Alguns motivos podem explicar a malformação, como ingestão de substâncias tóxicas, deficiências vitamínicas, infecções pré-natais e mutações genéticas e hereditárias em um ou ambos os pais. Caso esse seja o caso, como os pais da bezerra pertencem a mesma família, as chances dessa mutação ser transmitida para a cria muito maior.