Pacientes são retirados de corredor do Hospital de Guanambi durante visita do governador e da secretária de Saúde

Durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (13), em Guanambi, no sudoeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado ao vivo sobre uma operação que retirou pacientes do corredor do Hospital Geral de Guanambi (HGG) antes da chegada da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para uma visita técnica.
A pergunta foi feita pelo radialista Clóvis Júnior, da Rádio 106 FM, durante transmissão para 70 emissoras de rádio da Bahia. O questionamento gerou visível desconforto no governador, especialmente pelo fato de o tema envolver não apenas a situação do hospital, mas também a suposta tentativa de “maquiar” a realidade para a comitiva oficial.
Em resposta, Jerônimo Rodrigues afirmou que não determina a retirada de pacientes e que sua orientação é para que haja leitos disponíveis.
“Ela [Roberta] esteve aqui fazendo uma visita técnica, então minha equipe não está autorizada a fazer limpeza para minhas visitas”, declarou o governador, negando que a ação tenha partido de sua ordem.
Rodrigues afirmou ainda que grandes investimentos estão sendo realizados na saúde da região e que a visita de Roberta Santana teve como objetivo levantar as necessidades do HGG. Segundo ele, serão anunciados dois novos aportes financeiros para a saúde de Guanambi.
O caso, no entanto, levanta questionamentos sobre a rotina da unidade hospitalar e a real situação do atendimento no local, que recebe pacientes de toda a região sudoeste da Bahia.
