Com recursos vinculados ao Fundo de Educação, escolas em Caetité passam por reformas e ampliações

Pela região houve um grande número de licitações para reformas de escolas. 

A pandemia da Covid-19, que interrompeu as aulas presenciais em todos Brasil por praticamente 02 anos, gerou  um fenômeno pouco comum nas secretárias de Educação das cidades de todos território nacional. Sem haver despesas com merenda escolar, transporte de alunos, pagamentos de funcionários e material de expediente, os recursos da educação que continuaram as ser repassados pelo Governo Federal acumularam em contas e com isso administradores municipais estão com verbas para executar reformas de escolas das suas redes.

Pela região sudoeste por exemplo, é possível notar o grande número de licitações publicadas com o objeto voltado para reformas de escolas. Em Caetité não foi diferente. O poder público municipal com grande sobra de recursos que acabaram ficando represados com a suspensão das aulas, vem sendo investidos em prédios escolares. 

A maioria das  unidades de Caetité passarão por  intervenções. Os empreendimentos  estão sendo contratados via processos licitatórios. São estimados gastos de quase R$:9.000.000,00 milhões de reais. O recurso que é especifico só deve ser gasto na área da educação, sendo a alternativa a centenas de prefeitos aplicarem em objetos de ampliações e reformas da rede de ensino.

Outro exemplo de cidade que investiu pesado na área, foi Bom Jesus da Lapa a 150 KM de Caetité.  Por lá, irão ser aplicados mais R$:12.000.000,00 Milhões de reais nos prédios da rede de ensino. 

A projeção é que para 2022 a realidade seja outra. Com o retorno das aulas, prefeitos terão que aplicar novamente o dinheiro em gastos fixos com a educação. Administradores já  preveem um arrocho nas contas públicas. 

Um especialista em contas públicas ouvido pelo Radar 030, afirmou que 2022 será um ano de desafios para os prefeitos, principalmente aqueles que entraram em novo mandato. 

"Governar com dinheiro sobrando é uma coisa, agora com poucos recursos e grandes contas é outra." Disse o especialista.