´Ainda Estou Aqui´ conquista prêmio inédito para o Brasil e vence Oscar 2025

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, conquistou um prêmio inédito para o Brasil no Oscar deste domingo (2). "Agradeço, em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro, a um grupo tão maravilhoso de cineastas. Dedico este prêmio a uma mulher que, após sofrer uma perda durante a ditadura, decidiu não se render e resistir. Este prêmio é para Eunice Paiva. E também o dedico às duas mulheres excepcionais que a interpretaram: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", declarou Walter Salles em seu discurso ao receber a premiação.
O longa, que traz Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, superando filmes como A Garota da Agulha (Dinamarca), Emília Pérez (França), Flow (Letônia) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha). Embora o Brasil tenha sido indicado ao Oscar em 13 ocasiões ao longo dos anos, este foi o primeiro prêmio conquistado. A primeira indicação brasileira ocorreu em 1960, com Orfeu Negro, um grande sucesso internacional. No entanto, o prêmio foi para a França, mesmo o filme sendo gravado em português, no Brasil, e com elenco brasileiro, devido à direção francesa.
Ainda Estou Aqui, que estreou no Brasil em novembro e foi exibido em diversos países, já arrecadou mais de R$ 100 milhões nas bilheteiras, tornando-se o 5º filme brasileiro de maior sucesso. Segundo dados da Comscore Movies e Box Office Mojo, a produção de Walter Salles já levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas.
