Caetité: Prefeito pode instalar 80 câmeras de monitoramento. Sistema será usado para combater crimes e aplicação de multas de trânsito

Valtécio anunciou a ampliação do sistema em participação no programa Dedo de Prosa.
O prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), participou na manhã deste sábado(15/04), do programa Dedo de Prosa, realizada pela Direcon na rádio Educadora FM 100,7, todos os sábados e que foi ao ar pela primeira vez.
Em um certo ponto da entrevista, o prefeito afirmou que o poder público, poderá instalar por todo o território de Caetité, sede e zona rural, o total de 80 câmeras de monitoramento, reforçando o aparato de câmeras que já existe. Aguiar disse que o processo licitatório está sendo realizado. O sistema servirá para combater crimes, através da Polícia Militar, e possivelmente para aplicação de multas de trânsito que serão geridas pelo departamento de trânsito do município, que poderá utilizar as imagens geradas pela central.
Um sistema parecido funciona na cidade de Brumado, a 100 KM de Caetité, onde a Polícia Militar compartilha imagens com a prefeitura. O poder público por sua vez, tem uma central que utiliza as câmeras para coibir práticas de infração no trânsito, localização de veículos irregulares, controle de trafego e aplicação de multas.
O sistema de multa em Brumado, arrecadou mais de R$:1.000.000,00 milhão de reais em infrações dentro do perímetro de atuação em 2022. O assunto é bastante polêmico e até hoje é questionado pela população. Se implantada em Caetité, a população que não seguir as regras poderá sentir no bolso os efeitos das multas.
Já a Polícia Militar, utilizar o sistema para monitorar, localizar foragidos, criminosos e veículos roubados em circulação pela cidade. A força policial usa do setor de inteligência para investigar casos de roubos e qualquer ocorrência que venha ser registrada pelo sistema de câmeras.
O ex Prefeito José Barreira, foi o precursor de instalação de vídeo monitoramento para Polícia Militar. Na época o poder público arcou com grande parte do projeto que ficou de uso exclusivo da PM sem a participação do departamento de Trânsito.
Já Valtécio Aguiar, é o prefeito que implantou e trouxe a atuação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que vem trabalhando de forma presente na BR-030, principal via de acesso a Caetité.
