Video mostra pacientes na UPA de Caetité, em meio a própria urina, e sentindo fortes dores. Secretaria diz que atendimento foi devidamente feito

Vídeo viralizou nas redes sociais em Caetité na última sexta-feira(08/04). 

Um vídeo que circulou nas redes sociais de Caetité na última sexta-feira(08/04), mostra uma jovem em total desespero, chorando, com os  lençóis encharcados de urina e pedindo por ajuda dentro da UPA 24 horas em Caetité.(Veja o vídeo clicando aqui)

Nas imagens feitas por uma popular,  a jovem suplica que está toda molhada de urina e sentindo fortes dores. O vídeo acabou viralizando nas redes sociais, chegando ao conhecimento da população em geral que clamou por medidas de solução. O assessor do Deputado Ronaldo Carlerto, Stênio José, soube do caso e  dirigiu-se a unidade, constatando a situação da mulher.

 Segundo Stênio, a jovem já estava na unidade de saúde a 03 dias, sem qualquer acompanhamento de parentes, que residem em outra cidade e deslocavam-se para Caetité. Stênio afirmou que a mesma sentia fortes dores de cabeça, e que precisava de uma avaliação com um neurologista, o qual não foi ofertado na rede pública de Caetité. 

Assim que soube, o mesmo garantiu o pagamento da consulta. A paciente permaneceu internada na unidade até a noite da sexta-feira e segundo Stênio, assim que ele adentrou no espaço, os lençóis da jovem foram trocados pela equipe da UPA. 

O assessor ainda informou a reportagem do Radar 030, que a mulher foi levada a Guanambi na manhã desta segunda-feira(11/04), para passar pelo neurologista. 

A ambulância da prefeitura que levaria a paciente, não foi agendada por esquecimento de funcionários e familiares tiveram que ir novamente a secretaria de saúde para viabilizar o transporte que foi conseguido por um homem de pré nome Tony. Por volta das 10:30hs desta segunda-feria a ambulância foi   concedido. A consulta teve seu horário remarcado pela clinica. 

O outro lado

Procurada pela reportagem do Radar 030, a Secretária de Saúde de Caetité,  Bruna Cardoso, respondeu que a paciente não estava em estado de grave,   possui transtornos psicológicos, faz uso de medição controlada,  conforme laudo de um profissional do estado de São Paulo, foi devidamente atendida na unidade, diagnosticada e medicada pela equipe de plantão e  que apesar dos problemas, tinha total capacidade de executar suas necessidades fisiológicas e motoras, como urinar e andar. 

Bruna ainda afirmou que a paciente apesar de ter recebido alta, se negou a sair da unidade de saúde, mas que até mesmo para um psiquiatra a mesma foi encaminhada. Bruna alegou também que o município dispõe de dois neurologistas que atendem em postos do município e que na oportunidade os profissionais estavam em viagens. 

"Em momento nenhum ela estava desassistida e nem deixada de medicar caso tivesse algum alguma dor. O relatório que ela tem é la de São Paulo" Afirmou Bruna Cardoso.