Caos: Caetiteense teve que se mudar para Guanambi, para conseguir tratamento de radioterapia pelo sistema público

Idosa mudou-se para Guanambi para conseguir tratamento.

Uma idosa de 86 anos de idade acometida a câncer no estômago, e que precisa ser submetida a tratamento de radioterapia, procurou por diversas vezes a secretaria de Saúde de Caetité e não conseguiu marcar o procedimento que é realizado atualmente na cidade de Vitória da Conquista. 

As desculpas segundo parentes da paciente eram diversas e a solução não veio. 

"Primeiro a secretaria informou que não estava marcando, depois que a máquina de radioterapia estava quebrada, liguei na Unacon de vitória da conquista e não tinha nada com defeito, estava funcionando normalmente a funcionária da Unacon também me disse que é problema no regulamento da minha cidade, retornei na secretaria e disseram que já foi uma informação equivocada e que já teria regulado tudo, porém, estava sem vagas disponíveis.

É possível um paciente de 86 anos com  câncer ficar na fila de espera?" Disse em tom de desabafo uma parente da idosa.

Os familiares cansados de esperar pela boa vontade do poder público municipal em Caetité, tomaram uma decisão inusitada e ao mesmo tempo desesperadora. 

A solução foi levar a  idosa para residir na cidade  vizinha de Guanambi a 45 km de Caetité. Com os documentos do SUS transferido e residindo na cidade, a paciente conseguiu marca seu tratamento de radioterapia na secretaria de Saúde Municipal. A idosa já foi  encaminhada a centro médico em Vitória da Conquista, submetida a vários exames e iniciará seu tratamento de radioterapia no início do mês de outubro.

Apesar de várias críticas nas redes sociais, rifas para tratamento médico,  a prefeitura de Caetité vem explorando na propaganda que a saúde local vive novos tempos. 

Enquanto isso, na verdadeira realidade  a população vem padecendo por falta até mesmo de saúde básica.

O espaço do Radar 030 está disposição do governo do prefeito Valtecio Aguiar para os devidos esclarecimentos.