Jacaraci está a menos de 102 KM de Caetité. Cidade registra 1º caso suspeito de Coronavirus na Bahia

Com a apenas 13 mil habitantes a pequena cidade de Jacaraci está menos de 102 Km de Caetité e registrou na tarde terça-feira(28/01) a suspeita de um homem que teria contraído o Coronavírus, doença que já matou centenas de pessoas na China. 

O homem que é japonês tinha  retornado  de uma viagem do Continente Asiático no dia (25/01). O cidadão mora no distrito de Irundiara em Jacaraci e  estava a passeio no Japão e teve contato com chineses no avião.

Segundo informações coletadas pelo Radar 030, o homem teve contato com outras pessoas da cidade de Jacaraci. Se confirmado o caso, a possibilidade do vírus ter sido passado não é descartada e segundo um especialista em saúde, existe sim a possibilidade do vírus circular pelo Brasil ou até mesmo pela região. 

Assim que foi internado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição em Jacaraci, com Síndrome Respiratória Aguda o homem foi isolado e todos os procedimentos realizados. 

O paciente está estável e já foi transferido, via sistema de regulação, para o Hospital Couto Maia em Salvador, onde estão sendo realizados os exames complementares para definição do diagnóstico que poderá sair em 07 dias. 

Confiras algumas informações sobre o vírus


Onde surgiu?

Na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. A metrópole de 11 milhões de habitantes está isolada. Trens e voos foram interrompidos e detectores de febre foram instalados nas estações de embarque e no aeroporto. Nas estradas, a temperatura corporal é medida pelos postos de controle e, para sair da cidade, o transporte não pode ser feito de carro. Para evitar qualquer concentração de pessoas, as autoridades anularam as comemorações do Ano-Novo Lunar chinês na cidade. As autoridades também proibiram qualquer espetáculo e fecharam um museu.

Como surgiu?

O  Centro para Vigilância e Prevenção de Doenças (CDC), equivalente dos Estados Unidos à Anvisa, identifica um grande mercado atacadista de peixes e frutos do mar na cidade de Wuhan como a origem das infecções.

Como ele é transmitido?

De animal para pessoa e de pessoa para pessoa. Segundo o governo chinês, o vírus pode se modificar e ser transmitido mais facilmente. Conforme o CDC, pessoas mais velhas parecem ter maior risco.

Como é o tratamento?

Não há tratamento contra o coronavírus em si, apenas contra os sintomas. Pacientes tomam remédio para baixar a febre e podem receber máscara de oxigênio para respirar melhor, por exemplo.

Quais os cuidados?

Lavar as mãos (sobretudo quem passar por aeroportos), evitar contato dos dedos com mucosas do nariz, olhos e boca. É recomendável usar álcool em gel.

A vacina contra a gripe protege?

Não. Segundo Alexandre Zavascki, chefe da Infectologia do Hospital Moinhos de Vento e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o vírus da gripe não é o coronavírus, e sim o influenza. Portanto, a vacina regular tomada antes do inverno não protege.

Por que o nome coronavírus?

 Visto de um microscópio, o coronavírus parece uma coroa ou auréola. Em inglês, coroa é “crown”.