Caetité: Pela segunda vez em menos de um ano, Secretária de Saúde será convocada a Câmara de Vereadores para presta esclarecimentos

Bruna Cardoso terá que presta esclarecimentos sobre a pasta da saúde em Caetité. Prefeitura deve 08 meses de repasses a Unacon. 

Na sessão da Câmara de Vereadores de Caetité na noite desta segunda-feira(18/04), os edis votaram por unanimidade, pela convocação da Secretária de Saúde Bruna Cardoso, que terá que comparecer na casa legislativa em caráter de urgência. O pedido foi feito pelo Vereador Alvaro Montenegro e aceito pelo presidente da casa o vereador João do Povo.  O ofício com a convocação segue para o prefeito Valtécio Aguiar para conhecimento e recebimento.

É a segunda vez em menos de um ano, que o fato acontece em Caetité. No dia 19 de julho de 2021, Verônica Barbosa, Secretária de Saúde na época, foi sabatinada pelos vereadores que tentaram esclarecer diversos pontos da pasta. Verônica respondeu alguns mas deixou grande dúvidas, a exemplo de compras de medicamentos em uma farmácia localizada no distrito de Maniaçu.  No período, Caetité vivia um grande aumento nos casos de Covid-19, além de dezenas de problemas na área, como a falta  até mesmo de realização de exames de laboratório simples.

 A nova instalabilidade na saúde, que na verdade parece antiga, o clamor popular nas redes sociais  e a precariedade visível nos serviços de saúde com a  nova gestão, levaram os vereadores a tomarem a atitude e chamar a responsabilidade, na tentativa de esclarecer várias dúvidas. Uma das problemáticas, é o atraso de 08 meses de pagamentos da Prefeitura de Caetité,  para com a Fundação Mãe Terra, que gerencia atualmente a Unacon, que vem passando dificuldades para arcar até mesmo com salários de funcionários. Alem da prefeitura de  Caetité deste dezembro o governo do estado também não faz repasse a fundação, o que pode levar  o sistema ao colapso.  

Outras grandes reclamações são:  Falta de exames, especialidades médicas e a interminável espera por cirurgias e procedimentos. 


Um Especialista político ouvidos pelo Radar 030, afirmou que a  gestão do Prefeito Valtécio Aguiar, vive uma grande crise desde o seu início e sinais apontam que a atual administração não consegue colocar  mais colocar nos trilhos os serviços públicos, de  forma regular ou melhor do que a antiga gestão do Prefeito Aldo Gondim, que também foi muito criticada. 

" O que vemos é uma piora nos serviços públicos em todas ás áreas. A administração municipal não conseguiu ainda nem restabelecer o que era oferecido na gestão passada. A diferença das duas é simples. Aldo governou com arrocho financeiro seus quatro anos e Valtécio governa com sobra de recursos, mas não consegue gerir a prefeitura" Disse o especialista. 

A convocação de Bruna Cardoso, acontece justamente no dia que a cidade de Caetité zerou os casos de Covid-19, após dois longos anos de confinamento, isolamento, incertezas e dores sentidas por toda população Caetiteense.