Após amplo desgaste, Prefeitura de Caetité recua, e diz que poderá pagar a professores 14º salário

Prefeito recuou e anunciou possível pagamento de 14º salário aos professores (Foto: Direcon)

Diante da repercussão negativa sobre o rateio do Fundeb que não foi feito em Caetité, o prefeito Valtécio Aguiar anunciou na quarta-feira(19/01), na Pré-Jornada Pedagógica que poderá  contemplar a categoria com o 14º salário e a compra de notebooks para os docentes.

Mesmo tendo citado amplamente leis, como a Lei Complementar 173/2020,  que segundo a contabilidade da prefeitura impediriam qualquer tipo de vantagem com rateio e o 14º salário, o prefeito mudou o tom da conversa. Em outras declarações, tanto nas redes sociais ou em emissoras de rádio da cidade, o assunto de qualquer repasse aos profissionais era descartado. 

Interlocutores ligados a administração municipal informaram ao Radar 030 que a questão do rasteio dos recursos do Fundeb, causaram um grande desconforto na cúpula partidária do prefeito, que percebeu notoriamente durante esse período de inicio do ano sua imagem sendo abalada diante a opinião pública.

A possibilidade do 14º salário,  seria uma tentativa do prefeito Valtécio de reverter a situação de desgaste e amenizar os ânimos dentro da classe de professores que vem se unindo para cobrar explicações sobre a aplicação dos recursos Fundeb em 2021. Na nota, a prefeitura não informou qual o recurso poderia ser usado para arcar com as despesas do 14º. 

Na postagem, a administração municipal ainda voltou a atacar blog,s da cidade dizendo que o assunto dos repasses foi tratado com Fake News, o que não procede sendo um grande equivoco, uma vez que as redes sociais e os blog,s levantaram questionamentos que ainda não foram devidamente esclarecidos em sua totalidade pelo município, que por diversas vezes vem divergido nas suas próprias  informações. 

No texto, Valtécio mais uma vez usou as antigas gestões, dizendo que ainda tenta pagar dividas do passado. Mesmo se passando um ano de seu governo o conteúdo da fala é colocar a culpa nos antigos gestores de Caetité. 

Já a Secretária de Educação, Maria José, (Dete) informou o retorno das aulas deste ano, que ocorrerá no dia 14 de fevereiro. Para isso, a Prefeitura iniciou a reforma das escolas municipais, cujas obras são executadas pela Secretaria de Serviços Públicos, mas que ainda estão em andamento.  Alguns prédios escolares correm o risco de não estarem prontos até o dia 14 do próximo mês.