Caetiteense registra em vídeo centenas de pernilongos em teto de sua residência. Verão é propício para proliferação

Moradora de Caetité registrou centenas de pernilongos em teto de quarto de residência. 

Um vídeo enviado a reportagem do Radar 030, por uma moradora da cidade de Caetité, mostra centenas de pernilongos, as conhecidas muriçocas, no teto da residencia da mulher.

Nas imagens é possível vê o grande volume dos pernilongos e como eles se juntam em um ponto especifico do teto.

A mulher que não quis se identificar e nem dizer qual bairro foi filmado a cena, ainda informou que seu esposo utilizou uma grande quantidade de inseticida para exterminar as muriçocas. Em outra parte do vídeo, a mulher mostra o chão do seu quarto, após a aplicação do veneno. O piso ficou repleto dos pernilongos que morreram.

Com a chegada da estação mais quente do ano, temos também a companhia – desprazerosa – desses mosquitos. Nesse período, por conta do calor, deixamos as janelas abertas por mais tempo, o que acaba facilitando a entrada desses insetos no ambiente.

Eles são mais ativos no verão porque as temperaturas altas e a umidade características dessa estação favorecem a proliferação de mosquitos como o pernilongo (Culex quinquefasciatus) e o mosquito da dengue (Aedes aegypti), espécies muito bem adaptadas às áreas urbanas.

Fora o incômodo, o grande problema associado a mosquitos é que eles estão entre os maiores transmissores de agentes causadores de doenças do mundo, como dengue, chikungunya, febre amarela, zika, malária, filariose, entre outras. Essas doenças são transmitidas por meio da picada do mosquito, que ocorre para que esse inseto consiga obter nutrientes que estão no sangue para maturar seus ovos.

Diferenças entre o pernilongo e o mosquito da dengue

O pernilongo possui hábitos noturnos e se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. Ele prefere água, rica em matéria orgânica para depositar os seus ovos. Se o inseto estiver contaminado, pode transmitir doenças como filariose.

Já o Aedes aegypti possui hábitos diurnos, mas também podem ser observados durante a noite. O principal período em que costuma picar as pessoas é ao entardecer e ao amanhecer. Ele deposita seus ovos em ambiente com água parada e limpa, geralmente água da chuva ou da rega de plantas. Popularmente conhecido como mosquito da dengue, o inseto também é vetor de outras doenças como a zika, chikungunya e febre amarela.

Dicas para o controle de mosquitos no verão

Você não precisa esperar o inverno para se livrar desses insetos! Com algumas ações simples, é possível prevenir a proliferação de mosquitos no verão.

Para reduzir as chances de picada e contaminação com doenças, é recomendado o uso de barreiras físicas, como telas em janelas e portas, e também a aplicação de produtos repelentes.

Para atingir a raiz do problema, é necessário eliminar os criadouros. Para isso, as recomendações são inspecionar os locais com frequência e eliminar a água acumulada em vasos, baldes e entulhos, sem esquecer de monitorar a água parada em poças, canais e galerias, além de cobrir piscinas, limpar calhas e tampar caixas d’água.

Outra forma de combater os mosquitos é utilizando um inseticida eficiente, de preferência com longo efeito residual.