Esperada há muitos anos, nova Praça José Ferreira será entregue pelo prefeito Nilo Coelho neste sábado

Após muitos anos de cobrança e pedidos feitos por comerciantes, populares e lideranças da cidade, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Infraestrutura irá entregar neste sábado (20), às 10h, a nova Praça José Ferreira, localizada no centro da cidade, de frente ao antigo fórum.

Detalhes da obra

O espaço passou por um arrojado trabalho de drenagem e terá 200 novas vagas de estacionamento, com traçado e arquitetura contemporânea e que atenderá todos os requisitos técnicos, tendo novo paisagismo, iluminação em LED e a construção de dois conjuntos de banheiros públicos. A obra é um pedido de pelo menos 12 anos e já gerou inúmeras discussões e queixas da população, devido aos alagamentos constantes e a depreciação de sua estrutura. Ao longo deste tempo, diversos estudos foram iniciados, porém, nunca concluídos.

“Em nossa gestão, as obras têm data para começar e para ser entregue, o clamor da população foi ouvido, onde era depósito de lixo e abandono, agora será espaço da população”, comemora o prefeito Nilo Coelho.

Segundo o secretário de Infraestrutura Michel Macêdo, “a entrega da obra não se esgota além do projeto de requalificação, o principal objetivo é gerar um efeito transformador das áreas vizinhas, modernizando uma região importante da cidade”.

Importância histórica

Na Praça José Ferreira funcionou o gerador de energia elétrica da cidade, o antigo Banco Baneb e até hoje funciona o Fórum Juiz Eduardo Daltro de Castro, várias clínicas médicas, um hospital, um hotel, vários estabelecimentos comerciais e algumas residências. A primeira urbanização da praça foi realizada em 1968 na gestão de Jonas Rodrigues e a segunda, no ano de 1987, pelo então prefeito Gileno Donato.

Fonte: Ascom