Hospital Municipal de Brumado realiza terceira captação de órgãos

Na quinta-feira (11), uma equipe de captação de órgãos chegou ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto para iniciar procedimento em uma paciente do sexo feminino, de 52 anos. Nascida e criada no município de Brumado, a paciente residia atualmente em Bom Jesus da Lapa. Deu entrada na UTI adulto do hospital na madrugada do dia 07 de novembro de 2021.

Após realização de tomografia computadorizada, foi fechado diagnóstico de AVC, com indicativos de morte encefálica, quando a pessoa perde as funções cerebrais. Diante do quadro, no dia 08.11.21, a equipe médica iniciou o protocolo de morte encefálica, quando são realizados dois exames testes neurológicos, em dois dias consecutivos e por dois médicos diferentes, além de exame complementar de eletroencefalograma. Com o protocolo fechado, a família foi informada e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (CIHDOTT) estabeleceu o diálogo pertinente ao caso.

O companheiro da paciente e demais familiares decidiram pela doação dos órgãos. No final da manhã, foi realizado o procedimento para captação do coração, fígado e córneas. Esta é a terceira captação de realizada no Hospital Municipal de Brumado.