Após aprovação de decreto na Câmara, prédio da Unacon em Caetité passa a se chamar Dr. Ricardo de Tadeu Ladeia

Unidade está sendo usada atualmente para tratamento de Covid-19 e deve tratar câncer em breve

Após votação na Câmara de Vereadores de Caetité na noite da segunda-feira(07/09), foi aprovado o decreto legislativo 914 de 27 de agosto de 2021, de autoria do vereador João Carlos o Dé Axé.

Com a aprovação, o prédio do hospital Municipal, que abriga atualmente a Unacon (Unidade Avançada de Tratamento do Câncer), passa a se chamar Dr. Ricardo de Tadeu Ladeia. A unidade hospitalar foi construída na gestão do ex prefeito. Ricardo morreu no ano de 2016.

O Hospital Municipal de Caetité que tinha o nome de Maria Isabel Teixeira Ladeia, passa a se chamar Dr. Ricardo de Tadeia Ladeia. 

História do hospital 

O ex prefeito Ricardo foi quem construiu a unidade, vindo a entregar o prédio no último ano de seu segundo mandato em 2008. Na época, foram utilizados recursos próprios do município, com participação do Governo Federal e INB. Ricardo na época foi considerado um visionário. 

Já no governo do Prefeito José Barreira, a unidade abrigou a UPA 24 horas, quando surgiu a ideia e  a possibilidade de usar o local, para abrigar a Unacon. 

O sonho só  se realizaria no ano de 2020, quando aconteceu a inauguração da Unacon, no governo do Ex prefeito Aldo Gondim e do atual governador da Bahia Rui Costa. Coube ao atual prefeito Valtécio Aguiar, assinar convênio de cooperação entre município e estado para manutenção da despesas. 

Quem também teve uma participação ativa na instalação da Unacon, foi a ex secretária de Saúde Cynthia Lopes, a qual veio a falecer em agosto de 2021 vitima de um câncer.  Na época, a secretária participou da inauguração do local, que atualmente atende pacientes com Covid-19. Tendo sua função principal retornada, a unidade de saúde, atenderá pacientes de  50 cidades da região.