Morre a ex secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes.

Cynthia estava em tratamento oncológico no estado de São Paulo, onde faleceu na manhã deste domingo(15/08) 

É com muito pesar e tristeza que a reportagem do Radar 030, informar o falecimento da ex secretária de Saúde Cynthia Lopes Abreu Marques. 

Cynthia foi diagnosticada com um câncer no pâncreas no final de 2020 e desde então se submetia a tratamento oncológico no Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Cynthia teve um agravamento no estado de sua saúde e estava internada acerca de uma semana em unidade de UTI. Na manhã deste domingo(15/08), ela acabou falecendo.

Cynthia era formada em enfermagem,  dedicou boa parte de sua vida a saúde pública, era funcionária pública do estado da Bahia, onde desempenhava sua função na Dires. 

Em 2009 assumiu a pasta da secretaria de Saúde de Caetité, onde permaneceu por 12 anos nos governos do ex prefeito José Barreira e Aldo Gondim,  deixando um legado incontestável. Sempre atuante, fazia questão de resolver pessoalmente diversas questões e tinha contato direto com pacientes e a população. Foi uma das idealizadora da Unacon, unidade de tratamento de câncer em Caetité que teve a oportunidade de inaugurar em novembro de 2020. Criou mais de 12 Psf,s em Caetité e inaugurou programas de saúdes inéditos na cidade.

Cynthia sempre falou de seu amor pela saúde pública e pelo SUS, no qual sempre defendeu.

Cynthia deixa um filho e esposo e uma legião de pessoas gratas pelo seu serviço. O corpo da ex secretária será velado em Caetité, cidade que sempre amou e defendeu. 

Mesmo doente, Cynthia nunca deixou de atender as pessoas e até pouco tempo vinha ajudando pacientes a conseguirem  procedimentos e internações em hospitais da Bahia.  O Radar 030, presta os mais sinceros votos e condolência e palavras de conforto a todos os familiares.