Na terra de Anísio Teixeira, alunos da rede municipal recebem em média duas folhas de tarefas de 15 em 15 dias. ´Não temos qualquer tipo de suporte´

Método de ensino aplicado em Caetité vem sendo alvo de duras críticas. 

A redação do RADAR 030, recebeu e vem recebendo dezenas de reclamações de pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino, que questionam a péssima qualidade dos conteúdos integrantes das tarefas que vem sendo distribuídas. Diversos pais consideram as tarefas nulas, aleatórias  e vagas diante das horas aulas que elas se referem.

"Minha filha recebeu as tarefas de matemática e português no total de oito questão apenas. Eu gostaria de saber da prefeitura como eles irão validar 20 horas aula apenas com esse conteúdo." Disse uma mãe ao radar 030.

"As tarefas estão vindo com erros ortográficos, a impressão é horrível, não dá para ler nada. Os assuntos não condizem com a faixa etária das turmas e estão sendo lançados de forma aleatória. Não temos qualquer tipo de suporte. " Disse outra mãe.

Outro gargalo encontrado pelo ensino adotado pela Secretaria de Educação de Caetité, e a falta de apoio pedagógico aos alunos e pais, que muitas vezes não sabem nem ler e escrever e tem o desafio de ensinar as poucas tarefas enviadas a seus filhos.

O vereador Jairo Fraga, citou a triste situação da educação na cidade.

"...Vários meses já se passaram, nossos alunos estão sem merenda escolar. Eu tenho aqui depoimento de mãe de aluno que recebeu três folhas de tarefas para 15 dias. "Minha filha faz isso aqui dentro de uma hora, vai passar o resto do mês parada." A metodologia está errada, os alunos precisam do material escolar, a merenda escolar não está sendo distribuída aos alunos. É obrigação desde o primeiro dia de aula. Volto aqui a fazer essa cobrança..." Disse Jairo na tribuna da Câmara.

Outra promessa que não foi cumprida pela pasta da educação em Caetité, foi a implantação de uma plataforma digital ainda no mês de março de 2021. Mesmo já estando em maio, o poder público ainda não deu previsão das atividades via sistema que pode atender aos alunos.

O governo Valtécio Aguiar também falha em outra promessa, que foi a implantação de internet de qualidade em vários pontos da zona rural de Caetité. Promessa essa feita pela Secretária de Educação na jornada pedagógica.

"Depois dessa, partiremos para a fase 02. Que é atividade impressa que continua e adentramos com uma plataforma digital a ser implantada ainda neste mês de março" Disse Dete Gonçalves na abertura da jornada em 2021.

Um especialista em educação ouvido pelo Radar 030 afirmou:

"A sensação que se tem, é que estão jogando esse tipo de ensino, na tentativa de validar o ano letivo.  Pelo visto, a terra do educador Anísio Teixeira, sinônimo de lutas e ideais pela educação, parece e padece a  viver tempos sombrios e complicados na área educacional."