Capacete Helmet é usado em pacientes com Covid-19 em Caetité

Médicos e equipe já usam os equipamentos nos pacientes que estão na unidade. 

O Hospital Municipal de Caetité, a Unacon, que vem sendo usada atualmente para tratamento de pacientes com Coronavírus, recebeu 7 capacetes desenvolvidos para tratar de casos graves de pacientes com Covid-19. Os equipamentos estão sendo usados na unidade há uma semana.

De acordo com a assessora de comunicação Manuela Berbert, os capacetes foram entregues pela Fundação Gonçalves Sampaio (FGS), responsável por manter o funcionamento da unidade.

Por meio de um documento chamado Cessão onerosa, o Município cedeu  o direito de exploração da unidade pela FGS.

O equipamento é usado para evitar a intubação durante o tratamento, isso por ser um ventilador não- invasivo em formato de capacete. O equipamento ajuda a reduzir a inflamação pulmonar, melhora a oxigenação, previne a intubação e evita a ventilação mecânica invasiva.

De acordo com estudos, a taxa de mortalidade para pacientes intubados com Covid-19 é de 70% a 86%. Estudos da Universidade de Chicago sobre a tecnologia de ventilação baseada em capacetes demonstram que, com a utilização da BRIC, de 20% a 35% de pacientes com Covid-19 não necessitaram de intubação.

Os estudos também revelam que o uso do capacete evita a intubação em 54% de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS)

Via Folha do Vale