Caetité não aderiu ao consórcio da FNP que pode agilizar compra de vacinas e adiantar imunização da população. Vizinha Guanambi já aderiu

Caetité com população em quase 52 mil habitantes ainda não aderiu a consórcio. 

Prefeitos de 1.703 cidades, entre elas 24 capitais brasileiras, já aderiram ao consórcio Conectar, lançado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19 e na tentativa de acelerar a vacinação da população. Mesmo com 52 mil habitantes, Caetité ainda não aderiu ao consórcio que pode de forma efetiva adiantar o processo de compra de vacinas e efetivar a vacinação em massa da população.  Guanambi a 45 KM de Caetité já aderiu ao grupo e aparece nas lista dos municípios participantes. 

O presidente da FNP, Jonas Donizette afirmou que o consórcio vai atrás de todas as fabricantes que tiverem vacinas aprovadas no mercado internacional e que a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil é questão de tempo, pois não há notícia de imunizante que tenha sido aprovado em algum país e rejeitado por outro.

O presidente da FNP afirmou que a adesão ao consórcio surpreendeu e que grandes empresários manifestaram interesse em ajudar com recursos, logística e infraestrutura. Segundo ele, uma grande cervejaria nacional ofereceu sua rede de câmaras frias, que estão presentes em 35 unidades industriais no país, para armazenar imunizantes que necessitam de baixas temperaturas, caso da vacina da Pfizer.

Ao anunciar a adesão das prefeituras, na tarde desta sexta-feira, o presidente também  repudiou a fala do presidente Jair Bolsonaro, que chamou de “idiotas” os internautas que cobram nas redes sociais a compra de imunizantes pelo Ministério da Saúde, dizendo que só poderiam comprar “na casa da tua mãe”. (Veja a lista dos municípios)