Caetité: Conselho Regional de Odontologia emite nota sobre caso de criança com ferimento em boca. Veja Integra

(CROBA) Conselho Regional de Odontologia da Bahia emitiu nota ao Radar 030

Após pedido de pronunciamento enviado pelo Radar 030 a Direcon de Caetité, acerca do caso de um criança que apresentava um ferimento na boca, (Veja Aqui), a prefeitura Municipal enviou a nossa reportagem no início da noite desta quarta-feira(03/03), nota de esclarecimento emitida pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia da Bahia).

Na nota, o conselho presta apoio a profissional citada no caso e diz que o procedimento odontológico mesmo que fosse incorreto, o que segundo o conselho não ocorreu no caso, há canais para o que o profissional seja avaliado por pares competentes que tem o domínio do assunto.

Veja a nota integra:

Em atenção à reportagem veiculada pelo Site Radar 030, no dia 02 de março de 2021, na cidade de Caetité, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) vem a público prestar seu apoio a Cirurgiã Dentista que foi exposta de forma indevida assim como a criança se seus familiares em rede social por terceiros. Mesmo que o procedimento odontológico fosse incorreto, o que não foi o caso, há canais para que o profissional seja avaliado por pares competentes que tem o domínio do assunto.

É válido ressaltar que intercorrências podem acontecer a todo o momento, por mais que tenha sido realizado as instruções necessárias.

Por fim, reafirmamos o nosso apoio à cirurgiã dentista e a todos os envolvidos.

Dr. Marcel Lautenschlager Arriaga, CD

Presidente

Na reportagem,o Radar 030 cita a opinião de um profissional da área, que informou que esse tipo de ferimento pode ter sido provocado por uma medicação que não poderia ser aplicada na região da mucosa da boca ou a criança já estava com a ferida pequena e não foi medicada corretamente, o que levou a grande lesão.

Outros especialistas da área, que procuraram o Radar 030, logo após a publicação da reportagem, também afirmaram que a criança pode ter submetida  a uma aplicação de  anestesia o que poder ter levado a criança a morder sem perceber a região, quando já estava em sua casa e causando a lesão. 

O Radar 030 com a ampla repercussão do caso também emitiu nota sobre o assunto. Veja:

Nota do Site Radar 030.

O trabalho do jornalismo e da imprensa é noticiar os fatos e criar um ambiente de discussão sobre as informações. Prezamos cada comentário e expressão, fatores primordiais da democracia.

No episódio que envolveu a criança, o portal Radar 030 teve o cuidado de manter em sigilo sua identidade como também da família. Em nenhum momento julgamos ou apontamos  a profissional envolvida,  como também enviamos o print da postagem a Direcon da prefeitura para os devidos esclarecimentos sobre o assunto. É sabedor que o direito de resposta é garantido por lei. 

Sabemos das dificuldades operacionais dos profissionais em PSF,s em todo o Brasil, da dificuldades operacionais em atender crianças, mas também sabemos das dificuldades de pessoas carentes que muita vezes  não tem voz nem vez em todo território nacional. Somos procurados diariamente por pessoas que entendem do poder da imprensa diante a sociedade.  Como de fato fomos acionados no caso em questão.

É papel da imprensa levantar questionamentos. A reportagem não tem cunho político e sim social. 

 Estamos cientes do nosso papel perante a sociedade e da importância da notícia na vida das pessoas. 

Nós colocamos a inteira disposição dos interessados e reafirmamos nosso compromisso com o leitor do site Radar 030.