Prefeitura de Caetité diz que pode ter havido ´fura fila´ em vacinação de Covid-19 e abrirá processo administrativo de investigação

60 idosos foram vacinados sem comunicado a população. 

A Prefeitura Municipal de Caetité informou na manhã desta sexta-feira(22/01), logo após vídeo do Radar 030, que fala sobre a vacinação contra a Covid-19 na cidade, que, desde a tarde da quarta-feira (20), teria recebido uma série de denúncias sobre pessoas que teriam “furado a fila”, com o intuito de tomar a primeira dose da vacina da Covid-19, desrespeitando os critérios determinados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na nota a Prefeitura informa a população que a determinação da Secretaria Municipal de Saúde foi vacinar os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos com mais de 75 anos que residem em abrigos, assim como, os profissionais que trabalham nestas instituições, conforme amplamente divulgado nas redes sociais. Mas postagens, videos e registros mostram idosos e outras pessoas sendo vacinadas em postos de saúde da cidade.

A prefeitura ainda informa que as determinações foram transmitidas para toda equipe de saúde responsável por executar o processo de imunização sendo, inclusive, entregue uma lista com os profissionais que deveriam ser contemplados. Entretanto, o poder público afirma que existem indícios de que essas determinações, supostamente, foram descumpridas e que pessoas podem ter furado a fila na cidade ou terem recebido informações privilegiadas. 

Em virtude da situação, o Prefeito Valtécio Aguiar abrirar processo administrativo disciplinar para apurar as possíveis faltas praticadas podendo ensejar, inclusive, na pena de demissão do funcionário. Lave lembrar que o MPF abriu procedimento para acompanhar a vacinação em Caetité e em outras cidade da região.

A prefeitura não explicou na nota, porque idosos foram vacinados primeiros em postos de saúde, sem qualquer comunicado da prefeitura e os idosos do abrigo de Caetité, foram vacinados a posterior. Em um dos vídeos recebidos pelo Radar 030, uma funcionária do Posto de Saúde localizado na Rua Rui Barbosa aparece informado que secretaria de Saúde tinha liberado 60 doses da vacina mas que já tinha acabado. 

A Prefeitura Municipal de Caetité disponibilizou um canal de acesso direto à população, para receber denúncias a respeito dos referidos casos, através do e-mail saude@caetite.ba.gov.br, assegurado o sigilo ao denunciante.

Veja a nota na integra:


Sobre a vacinação do Covid-19 em Caetité

A Prefeitura Municipal de Caetité informa que, desde a tarde desta quarta-feira (20), tem recebido uma série de denúncias sobre pessoas que teriam “furado a fila”, com o intuito de tomar a primeira dose da vacina da Covid-19, desrespeitando os critérios determinados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Informamos a toda população que a determinação da Secretaria Municipal de Saúde foi vacinar os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos com mais de 75 anos que residem em abrigos, assim como, os profissionais que trabalham nestas instituições, conforme amplamente divulgado nas redes sociais.

Tais determinações foram transmitidas para toda equipe de saúde responsável por executar o processo de imunização sendo, inclusive, entregue uma lista com os profissionais que deveriam ser contemplados.

Entretanto, conforme mencionado, existem indícios de que essas determinações, supostamente, foram descumpridas.

Em virtude do exposto, comunicamos a toda população caetiteense que será aberto processo administrativo disciplinar para apurar as possíveis faltas praticadas podendo ensejar, inclusive, na pena de demissão.

Informamos ainda que, a Prefeitura Municipal de Caetité disponibilizou um canal de acesso direto à população, para receber denúncias a respeito dos referidos casos, através do e-mail saude@caetite.ba.gov.br, assegurado o sigilo ao denunciante.

Por fim, informamos que a lista das pessoas vacinadas será disponibilizada aos órgãos públicos responsáveis, juntamente com a cópia do processo administrativo disciplinar que será aberto para apuração das eventuais faltas.

Atenciosamente,

Prefeitura de Caetité e Secretaria Municipal de Saúde