Prefeito Valtécio descumpre decreto publicado por ele mesmo e é filmado em bar, sem máscara e ´cortando barba´ de correligionário

Valtécio foi filmado dentro de bar, desrespeitando medidas que ele mesmo impôs em decreto. 

Uma cena no mínimo desafiadora e errada foi registrada por correligionários do prefeito Valtécio Aguiar de Caetité na manhã deste domingo(17/01). O prefeito foi filmado dentro de um bar, sem máscara cortando literalmente a barba de um de seus eleitores e desrespeitando os 1,5 metros e meio  de distanciamento. O prefeito estaria no bar cumprindo um promessa de campanha e não se importou com as câmeras. Nas imagens ainda é possível vê outras pessoas sem o uso dos apetrechos de segurança, o que segundo decreto municipal de combate ao coronavírus é proibido. Vejamos:

No dia 07 de janeiro de 2021, o próprio prefeito Valtécio Aguiar,  publicou em diário oficial da prefeitura, decreto determinando a  reabertura de bares e restaurante na cidade, desde que seguidas  medidas rígidas  de  controle e combate a infecção do coronavírus, na qual em Caetité vem registrando aumento de casos dia após dia. Vejamos o que diz  trechos  do documento:

Art. 1º – Fica facultado a partir do dia 08 de janeiro de 2021 o retorno para consumo no local dos bares, restaurantes, lanchonetes, pastelarias, soverterias, quiosques de vendas de lanches, espetinhos, acarajés e similares, sendo permitido o funcionamento em todos os dias da semana com o cumprimento do anexo protocolo de medidas estabelecidas pelos órgãos da Secretaria Municipal de Saúde para o setor.

Anexo I

Só permitir a entrada de clientes se estiver utilizando máscaras, retirando-as somente se forem alimentar-se no local, no momento da refeição.

Os clientes devem estar devidamente acomodados em assentos. Não será permitida a permanência de pessoas fazendo o consumo em pé no ambiente, resguardando a limitação da quantidade de mesas;

No decreto o prefeito Valtécio ainda ordena:

Art. 3° – O descumprimento do presente Decreto e dos protocolos em anexo, sujeitarão os infratores às penalidades de advertência, multa, suspensão e até mesmo cassação do alvará de funcionamento pela Vigilância Sanitária do Município.

Diante das imagens que circularam pelas redes sociais o prefeito em sua atitude inflige ao menos três paramentos do decreto publicado por ele mesmo, dando o mal exemplo que agora pode ser seguido por outros munícipes de Caetité.

hilário ou não, no final da tarde do domingo(17/01), centenas de pessoas se aglomeraram sem máscaras em bares e restaurantes em diversos pontos de Caetité, logo após o encerramento das provas do Enem. A prefeitura diante da situação emitiu nota no início da noite, explicando que tentou conter os eventos e as pessoas, mas sem sucesso. Até mesmo forças policiais foram utilizadas para conter as aglomerações, mas também sem exito. A prefeitura ainda informou que o decreto de reabertura pode ser revisto pela comissão do Covid-19.

O poder público ainda destacou que irá multar os estabelecimentos que não cumpriram as medidas. Resta saber se a Prefeitura irá começar as multas pelo bar no qual o chefe do executivo esteve sem máscara e logo após enquadrar bares e restaurantes que permitiram as  aglomerações após os fechamento das provas do Enen.

Polêmica ou não,  é plausível e  dever do chefe do executivo cumprir as normas que ele mesmo criou com sua equipe de saúde. O presidente Bolsonaro é famoso por aparecer em espaços públicos sem o uso de  máscara e abraçando pessoas sem qualquer constrangimento. Bolsonaro vem  sendo duramente criticado desde o início da pandemia por especialista e médicos que defendem o distanciamento social como medida de prevenção ao Covid-19.

O Link desta reportagem foi enviado a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité, para os devidos esclarecimentos. (Veja o decreto publicado pela prefeito)