Secretário estadual da saúde visita a Unacon de Caetité nesta quinta-feira (24)

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, visita na manhã desta quinta-feira (24/09) a futura sede do Hospital do Câncer de Caetité, que está com mais de 90% das obras concluídas. A comitiva, composta ainda de deputados federais e estaduais, será recebida pelo prefeito Aldo Gondim e irá percorrer as instalações para verificar o andamento dos trabalhos.

A implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon em Caetité é um antigo sonho da cidade que está se tornando realidade graças à parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura. O prédio está passando por adaptações e já começou a receber equipamentos.

Além do secretário e do prefeito, participarão da visita os deputados federais José Rocha, Charles Fernandes e Daniel Almeida e os deputados estaduais Vitor Bonfim e Fabíola Mansur, além da secretária municipal da Saúde, Cynthia Lopes.

A Unacon foi projetada para ser um centro de referência em tratamento do câncer para todo o sudoeste baiano e permitirá aos pacientes oncológicos de toda a região acesso direto às mais modernas técnicas de tratamento do câncer. A parceria envolve recursos municipais para adequação do imóvel, que já está praticamente pronto. Por outro lado, o estado garantirá os equipamentos de saúde e os repasses para o Fundo Municipal de Saúde contratar os profissionais.

Serão 78 leitos hospitalares, sendo dez de UTI, que permitirão a realização de cirurgias gerais, ortopédicas e oncológicas, além de radioterapia e quimioterapia. A estimativa é a de que o hospital atenda a moradores de 48 municípios da região numa população estimada em 1 milhão de habitantes.

Alguns dos equipamentos médicos que serão utilizados em sua operação, como um tomógrafo, poltronas para quimioterapia, aparelhos de raio-x, desfibriladores, autoclaves, respirador, camas, macas, armários e materiais de escritório já estão na unidade e deverão começar a funcionar ainda este ano.