Caetité: Final de semana com bares e restaurantes abertos registra aglomerações e falta de uso de máscaras

Movimentação de pessoas nos bares da cidade foi grande. (Foto: Radar 030)

O primeiro final de semana de flexibilização das medidas contra o coronavírus, onde bares e restaurantes puderam abrir em Caetité foi de aglomerações, falta do uso de máscaras e ruas bastantes cheias. 

Desde a sexta-feira(28/08), a feira livre ficou lotada  de populares. Já no período noturno, foi a vez de bares e restaurantes registrarem movimentos intensos. Em um posto de combustível no trecho urbano da BR-030 da cidade, localizado no Mulungu, a fiscalização sanitária teve que agir, solicitando dos populares distanciamento social.

O pré-anúncio da sexta, indicava a piora nos dias seguintes. Os casos mais sérios de desrespeito ao distância social e a medidas de prevenção ao coronavírus, aconteceram no sábado e  no domingo bem no Parques das Árvores, uns dos principais locais da vida boemia de Caetité. Os bares e restaurantes ficaram lotados e os frequentadores não fizeram uso de qualquer tipo de proteção. Nem a  distância minima entre as mesas foi respeitada por alguns estabelecimentos. Em tempos de pandemia de coronavírus, era comum vê pessoas usando máscaras, mas nesse fim  de semana foi diferente. A sensação é que a pandemia acabou e que tudo está na maior perfeita ordem. 

Já na zona rural, relatos enviados a reportagem do Radar 030, também indicaram bares lotados, com muita bebida e aglomeração.

Nas redes sociais a discussão continua. A maioria da população  vem  discordando da reaberta desse setor, que a 05 meses estavam com suas atividades presenciais interrompidas em Caetité. Nesta segunda-feira(31/08) acontece a retomada das academias, que voltam a funcionar com 30% de suas capacidades. O uso de máscara também é obrigatório. 

Segundo um especialista ouvido pelo Radar 030, se não houver medidas de controle e fiscalização rígida nos estabelecimentos, Caetité pode enfrentar seu pior período em relação a pandemia do Covid-19.

Apesar da fiscalização  ativa nas ruas, mesmo assim a população não colaborou e aglomerou-se neste final de semana. Agora é acompanhar a evolução da doença durante toda essa semana. 

O Boletim epidemiológico da noite desta Domingo (30/08), emitido pela Secretária de Saúde de Caetité a  marca de 111 pessoas infectadas, sem registros de infecção nas últimas 48 horas. 

Deste total,  84 pessoas são consideradas recuperadas e 23 pacientes estão com o vírus ativo. 02 pacientes aguardam resultados do Lacen com 04 óbitos registrados na cidade.