Guanambi registra mais cinco casos da Covid-19 e tem três pacientes internados

Por Agência Sertão- A secretaria de Saúde de Guanambi divulgou o boletim epidemiológico da Covid-19 no início da noite desta sexta-feira (10). Mais cinco casos foram confirmados nas últimas 24 horas, sendo que quatro diagnósticos foram por exame laboratorial (PCR) e um por teste rápido. O número de pacientes recuperados continua em 88, restando 31 casos ativos de um total de 119. Três pacientes estão internados e nenhum óbito foi registrado. Desde o início da semana, 20 casos foram registrados no município.

Os novos casos foram detectados em duas pacientes mulheres e três homens. Dois têm idade entre 40 e 59 nove anos e três tem mais de 60 anos. Quatro pacientes apresentam comorbidades e os cinco apresentaram sintomas da Covid-19. Um é morador do bairro BNH e os outros do bairro Vomitamel.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) analisou outros 29 exames que tiveram resultado negativo. O número de casos suspeitos que aguardando resultado caiu de 53 para 42 e outros sete estão aguardando coleta. São 86 homens e 33 mulheres, 64% dos infectados tem até 39 anos de idade.

Desde o início da pandemia, 376 casos suspeitos foram descartados pelo Lacen. Outros 42 testaram positivo. Já os testes rápidos detectaram 77 positivos e 2111 negativos.

O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 65 são ou foram assintomáticos e outros 54 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perca total do paladar e olfato.

Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento foram 21 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos e técnicos de enfermagem são os mais afetados, com quatro casos cada. Uma nova fase de testagem desses profissionais foi iniciada.

O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 752 pessoas com Síndromes Gripais e há três pacientes internados. No local foram realizados 257 testes rápidos, 206 exames laboratoriais e 24 exames de Raio-X.