Caetité: Em pleno isolamento, jovens promovem festas clandestinas em sítios na zona rural

Festas e eventos estão proibidos na cidade. (Foto: reprodução Internet).

A reportagem do Radar 030, investigou durante 04 dias uma prática que vem contra todos os procedimentos de isolamento social em combate ao proliferação do vírus do Covid-19.

O Radar apurou que jovens da cidade de Caetité estão promovendo festas clandestinas em sítios localizados na zona rural do município. Os eventos são agendados  através de grupos de whatsapp, especialmente criados para o fim. Os participantes "racham" as despesas com bebidas e combinam onde serão os eventos. 

Um jovem ouvido pelo Radar 030, que participou de uma dessas festas revelou que as "farras" aglomeram um grande número de pessoas, que chegam a contar com 150 participantes, incluindo ainda  jovens de cidades como Caculé, Lagoa Real e Guanambi.

"As festas acontecem no finais de semana e na semana também,; tem gente de tudo que é idade, homem e mulher e de cidades da região. O que não falta é bebida e som alto" Disse o jovem ao Radar 030. 

Sem qualquer tipo de prevenção contra o Covid-19 e sem uso de máscaras, os participantes ingerem grandes quantidades de álcool e permanecem nos locais até alta horas. Os sítios utilizados são em sua maioria pertencentes aos pais dos integrantes dos eventos.  

De acordo com o decreto da prefeitura de Caetité n:043 de 14 de maio de 2020 esse tipo de evento está proibido na cidade. Veja:

Art. 2º - Fica proibida a realização de cavalgadas e encontros/festividades, mesmo em propriedades particulares, a fim de se evitar aglomerações desnecessárias no momento, com alto risco de proliferação e contágio comunitário pelo novo coronavírus.

Apesar de todos os esforços do município, e de grande parte da população que vem praticando o isolamento social contra o coronavírus, esses jovens podem estar colocando em risco as vidas das pessoas, podendo ser infectados com o Covid-19 e contribuindo com a infecção comunitária na cidade.

Quem for pego realizando esse tipo de evento pode ser multado em até R$:5.000,00 e responder processo judicial por  colocar em risco a saúde pública, além de passar um grande constrangimento. 

Ouvida, a secretaria de Saúde de Caetité informou que é impossível fiscalizar todo o território do município, que é bastante extenso, mas que a população pode ajudar denunciando os casos através dos telefones da vigilância em saúde, pelos números: (77) 99213-3442, (77) 99951-8012, (77) 99864-0707 e (77) 99840-1800.

 A identidade da nossa fonte será mantida em sigilo conforme legislação vigente.