Assinada ordem de serviço do Hospital do Câncer. Obras devem durar 06 meses.

Obras  de reforma e ampliação já começam na segunda-feira (13/10). (Foto: Ederson Albert)

Um dia para ficar na história! Na manhã desse 11 de outubro de 2019, o Prefeito Aldo Gondim assinou a Ordem de Serviço e realizou o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital do Câncer (Unacon), ao lado do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Bôas, e da secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes.

“Hoje é um dia de emoção, alegria, mas, principalmente, de dever cumprido! Esse ato representa a luta incessante de inúmeras pessoas e a cada uma delas eu quero dizer o meu MUITO OBRIGADO! Depois de anos de um trabalho sério, comprometido e dedicado para o nosso povo, estamos realizando um SONHO! Tornando realidade o anseio de centenas de milhares de pessoas, não só de Caetité, mas de toda região. Tenham certeza que não mediremos esforços para que em 8 meses, o Hospital do Câncer de Caetité esteja funcionando a pleno vapor!”, destacou o prefeito Aldo Gondim, tomado de emoção.

O secretário de Saúde do Estado, Dr. Fábio Vilas-Bôas, destacou a importância que o Governador Rui Costa sempre deu a esse projeto. “Com essa obra iremos elevar a qualidade dos serviços de Saúde em toda a região. Desde 2013 o Governador Rui Costa tem buscado formas de viabilizar esse projeto, no qual serão investidos, cerca de R$5 milhões de reais na adequação da estrutura do Hospital, mais R$10 milhões para equipá-lo. E agora que foi possível a realização desse empreendimento, espero voltar aqui em Caetité em seis meses, para entregá-lo a todos vocês!”, destacou Vilas-Bôas.

A secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, afirmou que mais que um sonho, o Hospital do Câncer de Caetité é um direito conquistado pela administração municipal, para o povo de Caetité. “Hoje é um marco na história da saúde pública regional. Uma luta que nós iniciamos em 2013, no mandato do ex-prefeito Zé Barreira, levamos ao Estado e o Governador Rui Costa foi muito sensível à nossa solicitação e colocou o Hospital do Câncer de Caetité em seu plano de governo. De lá pra cá, a nossa luta foi incansável, mas hoje, o que era sonho, se tornou real. Essa é a prova de que o Governo Participativo não faz promessas. Nós assumimos compromissos para melhorar a vida da nossa gente e, esse compromissos são cumpridos!”, declarou a secretária.

Em sua fala, o Juiz de Direito, Dr Eduardo das Neves Brito, pediu licença para transmutar o nome do palco, no qual estava acontecendo o evento, para Altar da Celebração de uma Obra Histórica. “Essa obra é o sonho de um povo! E eu sei do empenho, e quase que obsessão, do Prefeito Aldo em fazer com que ela se tornasse real, sempre com o estímulo dedicado de sua esposa Aline. Portanto, hoje, definitivamente, é um dia de celebração!”, afirmou Dr. Eduardo.

O projeto é de um grande Hospital, com 78 leitos, sendo que 10 deles serão leitos de UTI. Essa Unidade de Saúde terá capacidade de realizar cirurgias gerais, oncológicas, ortopédicas, além de quimioterapia e radioterapia. Serão 48 municípios atendidos em Caetité, contemplando cerca de 1 milhão de pessoas.

Estiveram presentes nesse importante marco, os Deputados Federais Charles Fernandes e Josias Gomes, que se comprometeram a destinar um milhão de reais cada, em emenda parlamentar, para o Hospital do Câncer de Caetité; o Deputado Estadual, Victor Bonfim; Prefeitos e Secretários de Saúde de mais de 20 cidades de toda região; o Líder Político e ex-prefeito Dácio Oliveira; a primera-dama, Aline Gondim; a vice-prefeita, Jaquele Fraga; todos os secretários municipais; os vereadores caetiteenses Álvaro Montenegro, Arual Rachid, Jairo Magalhães, Mário Rebouças, Deyvisson Andrade, Moacir Santos; Cláudio Borges; Marcílio Teixeira e João do Povo; o Monsenhor Ademar e o Pastor Zé Neto, que fizeram um momento de oração e benção; além de centenas de caetiteenses que puderam prestigiar esse marco na história do nosso município.




Prefeito fez discurso  visivelmente emocionado. Foto: Ederson Albert


Pedra fundamental foi inaugurada. (Foto: Ederson Albert)