Caetité: Secretária Cynthia Lopes, esclarece situação de homens com suspeita de sarampo. Pacientes já foram transferidos.

Pacientes deram entrada na UPA 24 horas na sexta-feira. (Foto: Radar 030)

Dois homens que não tiveram a identidade revelada e  que estavam dentro de um ônibus oriundo de São Paulo com destino a cidade de Aracajú, deram entrada na última sexta-feira (04/10), na UPA 24 horas de Caetité, com suspeita de sarampo.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Assim que foram diagnosticados com a suspeita, os pacientes foram isolados em uma sala na unidade de saúde. Todos os técnicos seguiram os protocolos do Ministério de Saúde e os procedimentos corretos foram  realizados pela equipe da UPA. Em áudio emitido na noite deste sábado (05/10), a Secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes, esclareceu que os atendimentos na UPA continuaram para situações de risco e de emergência e que apenas pacientes ambulatoriais  e que estavam procurando o local para serem submetidos a consultas simples, foram direcionados a outras unidade de saúde.

"A UPA não esta interditada, Caetité não está em risco de sarampo, eminente em atendimento desses pacientes..." Falou Cynthia. 

A secretária ainda afirmou que a vigilância epidemiológica do estado foi acionada e que os dois pacientes que vinham de São Paulo e que estavam internados em Caetité, foram transferidos para cidade de Vitória da Conquista. Alem disso, ela  afirmou que Caetité não está no mapa de risco de sarampo e que não existe surto na cidade, como foi disseminado em um áudio que circula nas redes sociais. 

No áudio ainda é esclarecido, que o procedimento adotado na unidade foi dentro da normalidade e todo o processo foi acompanhado pela base de saúde de Caetité e a vigilância epidemiológica. 

O Ministério da Saúde estima que o surto de sarampo do País deva levar de seis a oito meses, pelo menos, para ser contornado. Nos últimos 90 dias, foram relatados 5.404 casos da doença, com seis mortes. Embora a maioria dos registros (97%) esteja concentrada em São Paulo, há um número significativo de casos (179) espalhados em 18 Estados. O grande número de pessoas com a doença e os focos de infecção associados à baixa cobertura vacinal em vários pontos do País explicam as projeções pouco otimistas.

Em Caetité a cobertura de vacina está em dias, e pode ser encontrada com facilidade na rede pública de saúde, como posto de vacinação. 

Escute áudio da Secretária Cynthia Lopes (Clique aqui)